img

Chá de hibisco para emagrecer

Posted on Posted in + Saúde

Popularizado por fazer parte do cardápio de famosas, o chá de hibisco faz bem para saúde e ainda dá uma força extra para dieta. Contudo, seu consumo tem restrições para algumas pessoas e deve ser cuidadoso, visto que o exagero pode provocar efeitos contrários aos desejados.
Saiba TUDO sobre chá de hibisco a seguir.

Benefícios do chá de hibisco

img

Os benefícios do chá de hibisco são bons não apenas para quem deseja perder peso, mas também para quem quer redobrar os cuidados com a saúde. Chá de Hibisco contém substâncias saudáveis como cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina C e flavonóides, que são químicos que reduzem colesterol, triglicérides e regulam a pressão arterial.

Emagrece

img

Nenhum alimento por si só é milagroso e capaz de fazer emagrecer sem que haja uma mudança de hábitos, como reeducação alimentar e prática de atividades físicas. Contudo, algumas receitas podem ajudar.

A dieta do chá de hibisco emagrece pois sua ação termogênica aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e a queima de calorias e gordura.

Ele ainda possui ação digestiva que coloca o intestino em dia, facilitando o processamento de carboidratos e gorduras e reduzindo o inchaço do abdômen.

Por fim, possui queracetina, um flavonoide diurético que aumenta a quantidade de urina e, consequentemente, ameniza a retenção de líquido e elimina toxina.

Evita prisão de ventre

Para diabetes

Para pressão alta

Para triglicérides e colesterol

Contra câncer, doenças degenerativas e do coração.

Como tomar chá de hibisco

img

A erva existe nas versões sachê, cápsulas e natural. Contudo, o mais indicado é apostar na flor in natura e desidratada, pois as demais versões não possuem padronização quanto à fórmula e, em alguns, casos podem ser falsificadas.

Quantidade por dia

Como possui efeito diurético, não é indicado seu consumo excessivo. A nutricionista Vanderli recomenda tomar a bebida com moderação, não ultrapassando o volume de meio litro por dia. Na dúvida, busque ajuda de um médico ou nutricionista.

Antes ou depois das refeições?

Para aproveitar melhor a propriedade digestiva e de absorção de gorduras do chá de hibisco, aposte em bebê-lo entre aos refeições ou ao longo do dia, ao invés de tomar tudo de uma vez.

Como fazer chá de hibisco

É muito comum cometer erros na hora de preparar chá, como exagerar na temperatura da água. Se deixar ferver demais, as propriedades e até mesmo gosto da infusão podem ser prejudicadas.

Portanto, para preparar a bebida de hibisco, misture uma colher de sopa da flor desidratada em um litro de água já fervida. Desligue o fogo e deixe apurar por três minutos.

Receitas com chá de hibisco

Para potencializar as propriedades, aposte em preparar receitas com chá de hibisco que também levam outros ingredientes. Confira as principais combinações:

Com canela

img

A união de hibisco com canela é duplamente termogênica, reduz ainda mais as taxas de açúcar no sangue e ainda agrega o poder anti-inflamatório.

Grávidas, quem possui problemas no fígado e hipertensos devem consultar um médico antes de ingerir a infusão.

Modo de preparo

Adicione duas colheres de sopa de flor de hibisco desidratada e um pau de canela em um litro de água já fervida. Deixe apurar por alguns minutos com o fogo desligado e beba.

Com gengibre

img

Chá de hibisco com gengibre emagrece pois os dois ingredientes são termogênicos. A bebida também é anti-inflamatória, sendo excelente para prevenir e complementar o tratamento de gripes, resfriados e até mesmo melhorar a aparência de celulites.

No entanto, vale lembrar que o gengibre é contraindicado para grávidas e pessoas com alterações de pressão

Modo de preparo

Leve 500 ml de água ao fogo e deixe esquentar até começar a levantar fervura. Desligue a chama e acrescente 2 colheres de sopa flor de hibisco desidratada e uma colher de sobremesa rasa de gengibre em pó ou uma rodela da raiz. Tampe a infusão e deixe apurar por até 15 minutos.

Com cavalinha

img

Excelente pra iniciar o dia com o metabolismo acelerado, o chá de hibisco com cavalinha combate inflamações, elimina o excesso de líquido e acelera a queima de gorduras.

Modo de preparo

Aqueça um litro de água até começar a ferver e desligue. Despeje 5 colheres de sopa de flor de hibisco seca e 3 de cavalinha picada. Tampe e deixe apurar por 10 minutos.

Gelatina de chá de hibisco

img

O chá de hibisco também pode ser usado em sobremesas, como no preparo da gelatina.

Modo de preparo

Prepare 400 ml de chá de hibisco e deixe amornar. Depois, acrescente 10 gramas de gelatina em pó sem sabor, misture bem e deixe gelar na geladeira.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Kah Pacheco

Mãe, Designer, Publicitária, Blogueira, Youtuber, WebMaser...Ufa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *