img

Samila Balbinot – A Arquitetura do Futuro

Posted on Posted in Expert's

Hello People, tudo bem?

Quem aqui pensa que a função do arquiteto resume-se apenas à questão estética? Grave erro, pois o arquiteto é o grande idealizador e também um facilitador para que as coisas fluam melhor desde as primeiras ideias até a entrega das chaves, desenvolvendo um planejamento da obra.

imgUm bom planejamento é a condição básica para uma construção ter o menor custo e ser útil aos seus futuros ocupantes. Como todo planejamento da obra começa pelo projeto arquitetônico, é fácil entender a importância de ter um arquiteto auxiliando desde as primeiras horas de um projeto de construção até a finalização do mesmo.

Por isso hoje vamos ter uma entrevista muito especial sobre arquitetura e urbanismo, a entrevista já faz algum tempo que fiz, mas por motivos de mudanças no blog e no canal acabei adiando um pouco a matéria. Mas chega de papo e vamos lá, espero que gostem, pois eu adoro o trabalho desta arquiteta.

img

Ela está entre os nomes que são apostas para a arquitetura de nossa região. Samila Balbinot já assina projetos fantásticos, modernos e muito criativos. Mais do que competente, Samila é uma pessoa inovadora, ela passa a maior parte do dia criando, pesquisando e se modernizando para apresentar o melhor projeto para seus clientes. Pra ela, sua carreira se resumi na atividade e curiosidade constantes.

img

Foi buscando entender o que cada cliente quer, que Samila aprendeu a distinguir estilos arquitetônicos e compreender que a cultura pessoal determina o tipo de decoração ideal. Ela tem muita paixão por sua profissão, adora entrar em construções, inspecionar o avanço das obras e ver o resultado de seus projetos.

img

Atualmente também trabalha na prefeitura de Farroupilha, apresentando e desenvolvendo projetos para melhorar e facilitar a vida da população, auxiliando na criação não só em projetos fantásticos de lazer, mas projetos que melhoram e auxiliam o crescimento do município.

img

Agora vamos conhecer um pouco melhor a Arquiteta e Urbanista Samila Balbinot, segue a entrevista com ela:

Kah: Quando e como optou pela arquitetura?

Samila: Possuo uma mente muito inventiva, e desde que eu era criança, a arquitetura esteve presente de alguma forma nas minhas brincadeiras, porém, apenas no ensino médio que tive a certeza de optar por essa profissão.

Kah: Quanto tempo trabalha com arquitetura?

Samila: Há cerca de seis anos, incluindo os anos de estágio.

Kah: Como nasce um projeto ideal?

Samila: Nasce de um bom estudo dos condicionantes do mesmo, conhecimento das necessidades e desejos dos usuários, análise das potencialidades a serem otimizadas e deficiências a serem abatidas, ou seja, o projeto ideal nasce de muito estudo, vinculado ao talento e criatividade.

img

Kah: O que você identifica como determinante para o sucesso no seu trabalho?

Samila: O amor pela profissão! Claro que é muito importante, como em qualquer área, ter conhecimento, talento, disciplina, organização, dedicação, constantes atualizações, entre outros. Porém, se realmente gostamos do que fazemos, todas as dificuldades passadas, não só na vida profissional, mas também no processo de formação, se tornam mais leves.

Kah: É possível decorar sem gastar muito?

Samila: Com certeza! Principalmente ao adotarmos alguns estilos arquitetônicos na hora de decorar, atualmente, o estilo industrial vem se inserindo como uma forte tendência, nele, menos é mais, tudo se aproveita e nada se esconde. O conceito de sustentabilidade também pode ajudar muito na hora de decorar gastando pouco, com o reaproveitamento de diversos elementos e materiais.

Kah: Por onde começar e no que vale a pena investir quando queremos renovar a casa?

Samila: Depende muito da necessidade do cliente e da condição do imóvel, são casos peculiares onde devemos avaliar a melhor escolha cabível no orçamento. De modo geral, é válido apostar numa residência com conceito aberto, atualmente, com os imóveis cada vez menores e com o valor imobiliário inversamente proporcional, o conceito aberto é a melhor solução para ampliarmos os ambientes e proporcionarmos uma melhor integração no dia a dia da família e ao receber visitas. Como também em outras ocupações.

img

Kah: Você busca inspiração onde?

Samila: Por todos os lugares onde vou, automaticamente, eu observo a arquitetura e os seus elementos. Também busco referências, em livros, revistas, na internet e nas tendências do momento. Mas, no momento de projetar, a maior inspiração vem da necessidade do cliente, do local, do entorno e nos demais condicionantes de projeto. São muitos!

Kah: Qual é a sua identidade?

Samila: O minimalismo, “less is more”, gosto de linhas puras, planos horizontais e verticais, e muita luz natural. Porém, nos meus projetos, sempre busco inserir a identidade do cliente, o usuário.

Kah: Você busca originalidade em todos os projetos que faz. É difícil renovar sempre?

Samila: Sempre busco inovar, eventualmente, se estou projetando e percebo que já usei algum detalhe em outro projeto, faço alterações em busca da singularidade do mesmo, e com a gama de opções que o mercado da construção civil nos oferece, é muito fácil renovar.

img

Kah: Principais dicas para quem quer construir neste ano?

Samila: Contratar profissionais habilitados, sensíveis a sua real necessidade. Notícias recentes apontam que mais de 80% da população brasileira constrói sem a contratação de profissionais, isso é muito grave, esse costume pode suscitar em fatalidades, uma simples retirada de uma parede pode acabar em um grande desastre. Sem contar que a “economia” ao fazer uma obra sem um profissional, pode se tornar bem cara no momento que o proprietário precisar regularizar a edificação, é a velha história “o barato sai caro”.

Como podemos ver, a essência da Samila é entender o cliente, o que ele quer e apresentar um projeto dentro dessa espectativa para que cada desejo seja aplicado de forma moderna e bem planejada.

img

Fantástico o trabalho dela né?

Então se você quer criar ou reformar um ambiente que fique aconchegante e que tenha o seu jeitinho, entra em contato com ela e conheça mais o trabalho dela pelas redes sociais abaixo:

Facebook: @samilabalbinotarquitetura

Instagram: @samilabalbinotarquitetura

E-mail: samilabalbinotarquitetura.arq@gmail.com

Fone/Whatsapp: 54 99960-7757

Genteeeh então é isso, espero que gostem da matéria.

Bjinhus até mais 💕💋

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Kah Pacheco

Mãe, Designer, Publicitária, Blogueira, Youtuber, WebMaser...Ufa!

One thought on “Samila Balbinot – A Arquitetura do Futuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *